segunda-feira, 23 de março de 2009

QUESTÃO CURDA

ð Conflito ao norte do Iraque e grande parte da Turquia, na qual, este povo sofre com a represália destes dois governos e onde desencadeia desentendimentos entre Turquia e o Iraque pelo avanço das tropas turcas em território iraquiano.

ð Em 1988 as Forças Armadas do Iraque usam armas químicas proibidas por convenção internacional – contra a aldeia curda de Halabja, matando 5 mil civis.

ð O Curdistão é uma região habitada por população de etnia curda, cuja área está localizada dentro dos territórios da Turquia, da Síria, da Armênia, do Azerbaijão, do Irã e do Iraque. É considerada a maior nação sem território do mundo. A população curda é reprimida sobretudo no Iraque e na Turquia.



Os curdos querem a independência do Curdistão

8 comentários:

Yuri disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Yuri disse...

Comentário de Yuri 3° ano G10

O povo Curdo é constituído por um agrupamento de famílias que vivem em forma de tribos, sua atividade econômica é baseada no pastoreio e fabricação artesanal de tapetes.
Apesar de possuir características singulares, os Curdos foram reconhecidos somente a partir da década de 1920.
No entanto, o governo não colocou em prática a determinação de criação de um novo Estado, além disso, os líderes dos territórios onde está localizado o povo curdo reprimiram essa etnia forçadamente, tal repressão impulsionou o surgimento de inúmeras revoltas com confrontos diretos.
Entre 1945 e 1946, houve a existência da República Democrática Curda, essa, em sua restrita existência, se encontrava localizada onde está atualmente o Irã.
Todos os impasses para a consolidação de um Estado autônomo para a nação curda conduziram esse povo a um conflito com os líderes do Iraque e Irã que durou quase uma década, entre 1961 e 1970. O confronto favoreceu o surgimento de acordos que deram autonomia ao povo, embora tais acordos nunca tenham sido executados.
Resumindo existem muitos curdos no território da Turquia, Armênia, Irã e Iraque. Só que ao contrário de brasileiros, chineses, espanhóis entre outros, estes curdos não possuem um país ou estado próprio ocasionando guerras internas nos países como Turquia e Iraque por não quererem perder parte de seu território para os curdos

Rodrigo disse...

Comentário de Rodrigo 3° ano G10

Os curdos são o maior povo do mundo sem território próprio.
Eles são entre 27 e 36 milhões que estão espalhados por quatro paises diferentes, a Turquia, o Irã, o Iraque e a Síria. Os curdos se localizam no Curdistão, uma região montanhosa onde nasce os rios Tigres e Eufrates.

Os curdos nunca tiveram um Estado independente, mas até 1639 eles mantinham uma autonomia.Em 1639 o Curdistão foi repartido entre os impérios persa e otomano. E assim o povo curdo foi perdendo seu território.

As hostilidades ocorrem dentro e fora das áreas em que ocupam devido aos ideais separatistas desse povo em países do Oriente Médio, ganhando assim a antipatia de diversos povos locais. Porque as áreas onde os curdos têm interesse em formar o seu Estado estão o Iraque e a Turquia.

Sendo brutalmente perseguidos, centenas de milhares de curdos têm-se refugiados na Europa Ocidental, em especial na Alemanha e agora também na Itália.

alan disse...

Os curdos são um grupo étnico que se considera como sendo nativo de uma região freqüentemente referida como Curdistão, que inclui partes adjacentes de Irã, Iraque, Síria e Turquia. Comunidades curdas também podem ser encontradas no Líbano, Armênia, Azerbaijão e, em décadas recentes, em alguns países europeus e nos Estados Unidos. Etnicamente aparentados com outros povos iranianos, eles falam curdo, uma língua indo-européia do ramo iraniano. Todavia, as origens étnicas curdas são incertas.

De acordo com Vladimir Minorsky, "não há dúvidas que o termo mar (medos) se refere aos curdos". Além disso, ele escreve que "no raro manuscrito armênio contendo amostras de alfabetos e línguas, escrito em algum momento antes de 1446, uma oração curda aparece como exemplo da língua dos medos".

rhaisa disse...

Os curdos são grupos que ocupam as regiões que eles chamam de curdistão que se localiza no Irã, e Turquia. esse povo até hoje tenta uma independêcia mas os paises não querem perder terras de seu estado e por isso não liberam a formação do estado dos curdos.São muçulmanos ortodoxos, que vivem em vilas onde praticam a agricultura e o pastoril,nos nossos dias muitos curdos vivem na Turquia, no Irão, no Iraque, na Síria e na ex-União Soviética.
E hoje vivem em campos de refugiados á espera de uma terra para eles

Juliana disse...

Os curdos são um grupo étnico de aproximadamente 28 milhões de pessoas vivendo em áreas de 5 países. Eles reivindicam a formação de seu próprio país, o Curdistão, território que inclui partes do Irã, Iraque, Síria e Turquia, principalmente. Os curdos são considerados a mais numerosa etnia sem Estado do mundo, já que não possuem território próprio. São em sua maioria muçulmanos sunitas organizados em clãs.
O PKK é o partido dos trabalhadores do Curdistão e tem por objetivo a criação do estado curdo independente e socialista. É considerado ilegal e o seu líder, Abdullah Oçalam, foi preso.

♡Letícia♡ disse...

Os curdos são uma população que vive em um território de aproximadamente 600.000 km² de extensão, este se localiza entre Iraque, Irã, Turquia e Síria. Sua população é de aproximadamente 36 milhões de habitantes, porém, devido às perseguições, milhões de curdos estão emigrados e refugiados na Europa Ocidental. Os massacres e destruições contribuíram para que o povo curdo expulsasse os estrangeiros de suas terras, despertando um sentimento nacionalista que exigia um estado curdo baseado na língua e cultura curdas. O Tratado de Sèvres, previa um estado curdo independente que abrangeria grandes porções do antigo Curdistão otomano. Porém, França e Inglaterra dividiram-no entre os países onde hoje se encontra o povo curdo. Nos anos 20 surgiu uma Província Curda Autônoma (o Curdistão vermelho) no Azerbaijão soviético, mas foi dissolvida em 1929. Desde então o povo curdo está reprimido dentre os 4 territórios e lutam pela sua independência até hoje.

Zero & Kyo disse...

O Curdistão é uma região habitada por população de etnia curda, cuja área está localizada dentro dos territórios da Turquia, da Síria, da Armênia, do Azerbaijão, do Irã e do Iraque. É considerada a maior nação sem território do mundo. A população curda é reprimida sobretudo no Iraque e na Turquia. Eles lutam pela criação e concretização do território em que ocupam, que chamam de Curdistão. Alegam também direito histórico sobre a área definida, porém são duramente reprimidos pelos países que 'compõe' o Curdistão e não há interesse algum em que eles conquistem um estado.