"(...) as formas espaciais criadas pelos homens expressam muito das relações sociais vigentes na época em que foram produzidas (...) Em outras palavras, trabalho materializado na paisagem, valoe depostitado nos lugares - é em função disso que os espaços passam a se diferenciar por características humanas e não apenas por condições naturais variáveis." (MORAES, A. C. R. - Meio Ambiente e ciências humanas, p 35)
Ao longo dos anos a sociedade foi apropriando-se do meio natural (primeira natureza) e contruindo e recontruindo novos espaços, denomidando-se como espaço geográficos (segunda natureza). Sendo assim, a espaço geográfico é um produto histórico e social, na qual ao constituir o espaço geográfico, a sociedade imprime seu modo de produção.
Por exemplo na análise do espaço geográfico urbano, evidencia-se a organização urbana, de modo a mostrar-se organizada em formas de classe. Suge assim, as cidades formais, bem como as cidades informais, ou seja, as cidades que apresentam o minimo de infraestrutura, como também as que não apresentam o minimo de infraestrutura para a sociedade. Neste sentido, encontramos bairros nobres (ex: Leblon - Rio de Janeiro) e bairros periféricos com a presença de submoradias (ex: Complexo do Vidigal - Rio de Janeiro). Assim, na medida que o espaço geográfico é histórico e social, podemos dizer que o espaço é também político.
Dica de estudo sobre o tema:
1 - Analise os diferentes tipos de espaços
2 - Interprete a construção e recontrução dos espaços geográficos
3 - Faça uma linha do tempo com as transformações dos espaço analisados
Abraço a todos......
Nenhum comentário:
Postar um comentário