terça-feira, 13 de abril de 2010

ESPAÇO GEOGRÁFICO COMO PRODUTO HISTÓRICO E SOCIAL

"(...) as formas espaciais criadas pelos homens expressam muito das relações sociais vigentes na época em que foram produzidas (...) Em outras palavras, trabalho materializado na paisagem, valoe depostitado nos lugares - é em função disso que os espaços passam a se diferenciar por características humanas e não apenas por condições naturais variáveis." (MORAES, A. C. R. - Meio Ambiente e ciências humanas, p 35)

Ao longo dos anos a sociedade foi apropriando-se do meio natural (primeira natureza) e contruindo e recontruindo novos espaços, denomidando-se como espaço geográficos (segunda natureza). Sendo assim, a espaço geográfico é um produto histórico e social, na qual ao constituir o espaço geográfico, a sociedade imprime seu modo de produção.

Por exemplo na análise do espaço geográfico urbano, evidencia-se a organização urbana, de modo a mostrar-se organizada em formas de classe. Suge assim, as cidades formais, bem como as cidades informais, ou seja, as cidades que apresentam o minimo de infraestrutura, como também as que não apresentam o minimo de infraestrutura para a sociedade. Neste sentido, encontramos bairros nobres (ex: Leblon - Rio de Janeiro) e bairros periféricos com a presença de submoradias (ex: Complexo do Vidigal - Rio de Janeiro). Assim, na medida que o espaço geográfico é histórico e social, podemos dizer que o espaço é também político.

Dica de estudo sobre o tema:
1 - Analise os diferentes tipos de espaços
2 - Interprete a construção e recontrução dos espaços geográficos
3 - Faça uma linha do tempo com as transformações dos espaço analisados

Abraço a todos......

Nenhum comentário: